Secretaria da Saúde promove ações para valorização da pessoa idosa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     O Governo do Estado investe em ações para que os idosos em Santa Catarina envelheçam com saúde. Na semana que antecedeu as comemorações do Dia Nacional e Internacional do Idoso, 1º de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu atividades de conscientização à prevenção de acidentes domésticos nos 293 municípios catarinenses.

     "As quedas são responsáveis por 12% das mortes na população idosa do Estado. Nossas ações reforçam a importância do envolvimento familiar no cuidado com a pessoa idosa", destacou o secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande. A Semana de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento foi realizada entre os dias 24 a 28 de setembro.

     Em 2011, Santa Catarina contava com 656.269 idosos com 60 anos ou mais. As quedas ocupam as maiores causas de internações entre essa faixa etária. Por ano, cerca de 1.204 idosos procuram os hospitais do Estado com incidência de fratura de fêmur. Metade dessas pessoas não voltam a andar como antes e 20% delas vão a óbito seis meses depois. "Nosso objetivo é reduzir essas taxas de internação hospitalar por fratura de fêmur para 2% ao ano, em pessoas com 60 anos ou mais", disse o secretário.

     Para alcançar esta meta, o Governo do Estado conta com equipes especializadas que atuam no programa Estratégia Saúde da Família. Os agentes de Saúde se dirigem as residências das famílias cadastradas no programa Bolsa Família do Governo Federal e prestam atendimento domiciliar. Segundo o secretário Acélio Casagrande, as equipes fornecem orientações que vão desde a prática de hábitos saudáveis de higiene para idosos até a organização dos móveis para evitar acidentes.

     A Secretaria da Saúde também desenvolve parcerias com escolas, grupos de convivência e conselhos municipais do idoso para promover atividades que conscientizem o envelhecimento com Saúde.

     Dia nacional e Internacional do Idoso – 1º de outubro -Em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, o Governo do Estado promove o atendimento médico e a distribuição de material informativo nos postos de Saúde e nos centros da Estratégia Saúde da Família

     O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País.

     Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

Fonte: www.saude.sc.gov.br