Dando continuidade à implantação das Redes de Atenção à Saúde na Macrorregião do Meio Oeste, a qual a região de saúde de Videira faz parte, mais uma importante Rede está sendo definida. Trata-se da Rede Cegonha, que foi instituída pelas Portarias do Ministério da Saúde GM/MS 1.459 e a SAS/MS 650. Para discutir sua implantação no próximo dia 4 de junho, secretários municipais de saúde, gerentes de saúde das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Caçador, Curitibanos e Videira e técnicos municipais estarão reunidos em Joaçaba com os demais municípios que compõe a Macrorregional para definir o projeto através de um seminário.
A Rede Cegonha é um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres. O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confirmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança. Tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde-CIS/AMARP e que também presta Apoio Administrativo à Comissão Intergestores Regional-CIR/Saúde – Beatriz Maria Perotto Preto, a Rede Cegonha inicia no município que elabora o Plano Municipal e nas regiões com a aprovação do Plano de Ação Regional.
Acompanhe o cronograma do Seminário para a implantação da Rede Cegonha na região:
Data: 04/06/2013
Local: Teatro Alfredo Sigwalt – Joaçaba/ SC.
Programação:
08h00min Recepção Coffe Break
08h30min Abertura Oficial
08h45min Palestra com a coordenadora do Grupo Rede Cegonha
Carmen Delziovo
10h15min Intervalo
10h30min Palestra com a representante da coordenadora da
Atenção Básica da Macro Região : Maria Catarina da Rosa
11h45min Debate Aberto
13h30min Reunião da CIR
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa