REGIÃO DA AMARP REALIZA CAPACITAÇÃO PARA AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

REGIÃO DA AMARP REALIZA CAPACITAÇÃO PARA AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Mais de 750 profissionais de saúde da região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe/AMARP iniciaram nesta 2ª feira 13 de julho a CAPACITAÇÃO PARA AS EQUIPES DA SAÚDE DA FAMÍLIA: INTRODUTÓRIO 2009.Esta capacitação tem como objetivos: 

  • Capacitar os profissionais das equipes Saúde da Família dos Municípios de Santa Catarina, de acordo com a Portaria MS 648/06, obedecendo aos conteúdos mínimos definidos pela Portaria MS nº. 2.527/06;
  • Compreender os princípios e diretrizes básicas da Estratégia Saúde da Família;
  • Formar profissionais qualificados para o exercício do trabalho comunitário, competente e comprometidos com as necessidades de saúde da sua população adscrita;
  • Ampliar a compreensão das transformações na área da saúde, construindo o conhecimento do cuidado à família em um meio coletivo;
  • Desenvolver a prática assistencial na saúde da família, tendo como referência os princípios éticos e legais da profissão e do SUS enfatizando o vínculo, o cuidado, a humanização, a responsabilização, o trabalho em equipe, visando medidas de promoção, prevenção e recuperação da saúde.

 A Carga Horária é de 80 horas, iniciando em julho e com o término previsto para o final de outubro/2009. A Capacitação é dividida em 4 Módulos, sendo: Módulo I-A Atenção Básica no Contexto das Políticas Públicas de Saúde, Módulo II-Atuação Interdisciplinar e participação popular, Módulo III- O processo de Trabalho das Equipes e Módulo IV-A organização dos Sistemas Locais de Saúde.

Os Monitores/professores desta capacitação participaram de nivelamento/capacitação pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina Professor Msc. Osvaldo de Oliveira Maciel. As Gerências Regionais de Saúde de Caçador, Curitibanos e Videira estão participando do projeto que é executado pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina.

Os profissionais alunos pertencem as Equipes de Saúde da Família dos Municípios da AMARP, assim distribuídos: 

Arroio Trinta 15 alunos, Caçador 172, Calmon 26, Curitibanos 95, Fraiburgo 66, Frei Rogério 15, Iomerê 15, Lebon Régis 46, Macieira 14, Matos Costa 24, Pinheiro Preto 14, Ponte Alta do Norte 14, Rio das Antas 28, Salto Veloso 20, Santa Cecília 35, São Cristóvão do Sul 26, Timbó Grande 41,Videira 44 e Tangará 38. 

As aulas estão acontecendo em municípios sede-Caçador, Videira, Fraiburgo, Curitibanos, Matos Costa, Tangará, Santa Cecília e Salto Veloso, aproximando o profissional do seu local de trabalho. 

O custo por aluno é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) englobando material didático como apostilas dos Quatro Módulos, pastas, memorando, canetas, crachá, alimentação, honorários coordenação, honorários professores,material para as aulas. 

Os recursos para a efetivação deste grandioso projeto são Recursos do Fundo Nacional de Saúde/Educação Permanente em Saúde e Rateio que foi realizado entre os municípios de acordo com o número de profissionais através dos recursos do Co-Financiamento do Fundo Estadual de Saúde, que estão sendo repassados para a AMARP que está realizando o gerenciamento financeiro e administrativo do projeto.