Esteve presente na reunião do CGR/Saúde, 6ª feira (16/07) a enfermeira e consultora do Programa TELESSAÚDE do Ministério da Saúde, Núcleo de SC, Jimeny Santos.
Esta é uma ação orientada pelo Ministério da Saúde, em apoio a Atenção Básica de cada município. O Telessaúde tem por objetivo integrar as equipes de Saúde da Família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção básica.
Com este programa será possível também diminuir o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças, já que funcionam por web conferências, tele-consultorias com equipes multiprofissionais da área da saúde.
Atualmente nove estados fazem parte do programa, sendo que Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, são os que mais se destacam. “Cada Núcleo focou em um processo de trabalho. Em Santa Catarina o foco principal é a qualificação profissional das equipes que trabalham na Estratégia de Saúde da Família, antigo Programa Saúde da Família”, disse Jimeny Santos, consultora do Telessaúde em Santa Catarina.
O Programa Telessaúde funciona no sistema on-line e pode ser acessado pelo site www.telessaude.sc.gov.br. “É uma forma de fortalecer o processo de trabalho das equipes de Saúde Familiar, de forma que construam ações baseadas em reflexão. É um suporte para os profissionais”, acrescentou Jimeny.
“O Telessaúde vem ao encontro da nossa idéia, onde semanalmente os profissionais irão ter acesso a temas diferenciados e relacionados à Estratégia de Saúde da Família e ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família”, finalizou.