You are currently viewing AMARP PARTICIPA DE CICLO DE ESTUDOS DE CONTROLE PÚBLICO DA ADMINISTRAÇÃO

AMARP PARTICIPA DE CICLO DE ESTUDOS DE CONTROLE PÚBLICO DA ADMINISTRAÇÃO

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Amarp esteve representada na segunda etapa do XIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal realizado em Caçador, mas promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Um dos objetivos do evento foi disseminar conhecimento para o aperfeiçoamento dos agentes públicos.

O presidente da Amarp, prefeito de Rio das Antas, Alcir Bodanese, destaca que a participação dos municípios foi importante para buscar conhecimento e a forma como se está executando as obras públicas. "Foi explicada a maneira como podemos gastar o dinheiro público para que no futuro não soframos penalidades do Tribunal de Contas e do Ministério Público".

Segundo ele, foi um dia de bastante proveito, onde as equipes municipais puderam ter uma visão diferente de como agir na administração pública que é totalmente diferente da privada. "Encontramos algumas dificuldades e a burocracia é grande, nos amarrando e impedindo de fazer algumas ações no tempo em que gostaríamos, mas tudo tem um trâmite".

De acordo com Bodanese, os prefeitos não tem o poder de decisão. "Temos simplesmente que seguir a Constituição Federal, as leis existentes, para não ter que responder com seus bens pessoais por aquilo que errou na vida pública".

O evento teve a participação de 330 pessoas, entre prefeitos, vices, vereadores, secretários, contadores e técnicos dos municípios da Amarp. A nova legislação para contratação de serviços de publicidade, a obrigatoriedade de implantação do Piso Nacional de Salário do Magistério Público e as exigências da Lei da Transparência estiveram entre os destaques da programação.

O diretor de Controle dos Municípios (DMU), Geraldo José Gomes, em nome do presidente Luiz Roberto Herbst, destacou a satisfação do TCE em estar, mais uma vez, na região da Amarp, que congrega 14 municípios. Segundo ele, a idéia da instituição foi oportunizar a discussão, com agentes políticos e técnicos municipais, sobre melhores práticas na gestão de recursos públicos.