You are currently viewing SECRETÁRIO DE SAÚDE DE VIDEIRA É PRESIDENTE DO MEIO OESTE DO COSEMS

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE VIDEIRA É PRESIDENTE DO MEIO OESTE DO COSEMS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Secretário de Saúde de Videira, Sandro Caregnato, é o novo vice-presidente titular da macrorregião do Meio Oeste do Conselho de secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS). Ele foi eleito por aclamação no 48º Encontro de Secretarias Municipais da Saúde de Santa Catarina que foi realizado em Porto Belo, nos últimos dias 17 e 18.

Os membros do Colegiado de Gestão Regional (CGR) de secretários municipais da Saúde dos municípios que pertencem a AMARP participaram do evento que teve a presença de todas as cidades catarinenses. O Cosems será presidido por Elói Trevisan, de Campo-Êre, e terá como vice Tarcísio Crócomo, de Joinville. O mandato será para dois anos.

O evento contou com a presença do secretário de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, que explanou sobre as perspectivas de avanço do SUS na visão da nova gestão do Ministério. O secretário de Estado, Dalmo de Oliveira, também esteve presente e explanou sobre os desafios e perspectivas do novo governo.

Caregnato diz que o COSEMS delibera com o Estado sobre os recursos destinados para a saúde. "O conselho dá um grande respaldo para trazer sempre mais oportunidades para a região. Para isso, pretendo estar sempre participando das reuniões que discutem estas destinações. Todo mês haverá reunião e pretendo participar de todas".

Segundo Caregnato, desta maneira, será possível reforçar as solicitações do Colegiado da Saúde que a AMARP possa fazer em nível de governo do Estado. "O COSEMS estará negociando e levando para o governo as questões que a AMARP venha a fazer, como forma de melhorar a saúde regional".

Cada região tem suas pecularidades e aqui o perfil epidemiológico é diferente do litoral. "O inverno trás problemas para nós que não existem nas cidades litorâneas. Temos que buscar os recursos necessários para atender estes problemas".

FINALIDADES DO COSEMS
– Funcionar como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus associados;
– Promover o fortalecimento da política de saúde das Secretarias municipais nas esferas municipal, estadual e federal;
– Diligenciar no sentido de que as Secretarias municipais de Saúde participem nas decisões tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e federais, que lhes interessem diretamente;
– Encaminhar aos órgãos competentes propostas para equacionar os problemas da área da saúde;
– Promover estudos e propor soluções aos problemas relativos ao desenvolvimento da área da saúde;
– Orientar e promover a realização de congressos, conferências, seminários e outros eventos de interesse do setor saúde;
– Garantir representação das Secretarias Municipais de Saúde em toda e qualquer comissão da esfera estadual constituída para tratar de assuntos de interesse do setor saúde