As SDRs de Caçador e Videira em parceria com a AMARP realizaram a 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com o Tema: "O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil" , estiveram reunidos na sexta-feira (29), no auditório do CEPAR em Videira, representantes vindos dos municípios de abrangência da 9ª e 10ª Secretarias de Desenvolvimento Regional.
As discussões foram divididas em 04 Eixos: 1- Envelhecimento e Políticas de Estado:Pactuar Caminhos; 2- Pessoa Idosa – Protagonismo da Conquista e Efetivação dos Seus Direitos; 3- Fortalecimento e Integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos idosos; 4- Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e municípios; conhecer para existir, exigir para incluir e fiscalizar.
O envelhecimento populacional brasileiro é um fato demográfico recente na história, apesar de a velhice estar presente desde os primórdios da humanidade. No Brasil, o desafio é oferecer suporte de qualidade de vida para uma população com mais de 32 milhões de idosos sendo necessário o desenvolvimento de políticas públicas condizentes com as reais necessidades das pessoas nessa fase da vida, destacou a Assistente Social Beatriz Maria Perotto Preto.
De acordo com as Gerentes Regionais de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos e Marisa Caporalli, é com a parceria de todos que se constrói uma vida saudável para os idosos, que tanto contribuíram para a história dos nossos municípios. Idosos estes atuantes na comunidade, em grupos de convivência, associações, conselhos e outros modos de inserção e participação, forçando a sociedade a rever essa relação.
Em Plenária foram votadas as Propostas que serão encaminhadas para a Etapa Estadual, bem como os delegados que irão participar da Conferência Estadual.