SECRETÁRIOS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CONGRESSO NACIONAL EM BRASÍLIA

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A 27º edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) foi realizada entre os dias 9 a 12 de julho, com a presença de mais de 4,7 mil participantes, entre gestores, profissionais, técnicos, usuários, educadores e pesquisadores da área de saúde do País. Os participantes debateram o tema "Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS".

Da região de saúde de Videira, vários secretários municipais estiveram presentes no evento. A coordenadora do Colegiado de Gestão Regional/AMARP, Nilce Pinz, secretária de Saúde de Fraiburgo, diz que os municípios devem estar preparados para a formulação regional da Rede de Atenção à Saúde. Essa preparação deve instrumentalizar à dinâmica operacional do planejamento regional.

Já considerado um dos maiores eventos sobre saúde pública da América Latina, o congresso do Conasems contou com mais de 140 atividades entre oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações, painéis, mesas redondas e café com idéias.

O congresso foi aberto oficialmente pelo presidente do Conasems, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, que destacou os principais desafios da agenda do conselho que é a rediscussão das redes de urgência e emergência, o enfrentamento do crack e da dependência química por meio de um programa intersetorial, a aprovação da emenda 29 e a fixação de profissionais de saúde não só em áreas remotas, mas também nos municípios de médio e pequeno porte e regiões metropolitanas.

Outro ponto destacado pelo por Nardi foi a aprovação do Decreto 7.508/11, que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde 8080. Segundo o presidente do Conasems a aprovação da lei pelo congresso é um marco do SUS e o resgate de uma dívida de 21 anos com a sociedade brasileira.

Em defesa do SUS, encerrando a cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que sem os secretários municipais de saúde o SUS não existiria, ressaltando a importância fundamental dos municípios e a importância decisiva do Conasems na aprovação do decreto de regulamentação da Lei Orgânica do SUS, que deu definição clara aos papeis da cada ente federado na organização do sistema.