Gestores e trabalhadores municipais de assistência social, conselheiros municipais das diversas políticas públicas e de direitos e interessados no tema, que atuam na região de abrangência da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe ( AMARP) participaram nos dias 20 e 21 de junho, da primeira etapa de uma capacitação para a elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social, que são instrumentos técnicos e políticos, que direcionam a implementação da Política de Assistência Social nos municípios, para 4 anos.
O evento aconteceu no auditório da AMARP e visou capacitar esses profissionais para a elaboração dos Planos, em conjunto com os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme orientações do Ministério do Desenvolvimento Social. "O objetivo é construir o Plano de Assistência Social com ações planejadas, baseadas em diagnóstico da realidade social, para os próximos quatro anos (2014/2017), bem como garantir sua inclusão no Plano Plurianual das Prefeituras, para que os recursos e ações sejam garantidos", explica o secretário executivo da AMARP – Clóvis Biscaro.
Beatriz Maria Perotto Preto, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde-CIS/AMARP explica que curso configura-se numa oficina onde 30 horas/aula são tomadas com conteúdos teórico-práticos em que os participantes utilizam informações da sua realidade de trabalho para desenvolver um plano. Além disso, os profissionais tem mais 10 horas/aula onde recebem assessoria coletiva, que é quando os professores auxiliarão e orientarão os participantes na elaboração do plano, além de ser um momento para a troca de conhecimentos e experiências entre os presentes.
A iniciativa é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, da AMARP, com apoio das Associações de Municípios de Santa Catarina e Colegiado de Assistência Social da AMARP e execução da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM. As próximas etapas da capacitação acontecem nos dias 26 e 27 de junho e no dia 31 de julho, sempre do Auditório da AMARP em Videira.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa AMARP