12/06/2013 – Secretários municipais de saúde, gerentes de saúde e técnicos municipais estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (12), no Auditório da AMARP, em Videira, para discutir e fomentar a implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) nos 20 municípios que integram a Região de Saúde do Alto Vale do Rio do Peixe.
O encontro foi coordenado pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Videira, Alessandra Perazolli, que participou nos dias 27 e 28 de maio, em Florianópolis da Oficina PMAQ 2013 e que repassou informações aos presentes. Segundo ela, a implementação desse programa é importante porque os recursos destinados, pelo Ministério da Saúde, ao Programa de Saúde da Família, são repassados aos municípios por meio do PMAQ, por isso, quanto melhor avaliados e estruturados, mais recursos os municípios receberão.
A diretora executiva do CIS-AMARP que também presta apoio administrativo a CIR-Saúde da região, Beatriz Maria Perotto Preto aponta que todo o Estado está se mobilizando para implantar o PMAQ e a região da AMARP também está se articulando para se adequar e assegurar a vinda de mais recursos para os municípios. “Hoje há em Santa Catarina 1507 equipes de PSF´s, com uma cobertura populacional de 74,8% da população”.
Beatriz aponta ainda que em setembro avaliadores externos do Ministério da Saúde percorrerão os 20 municípios da região de saúde da AMARP para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelas equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e Centros de Especialidades Odontológicas. “Essa será uma etapa muito importante, porque como já dissemos, quanto melhor a pontuação mais recursos as equipes receberão”.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa