A Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), acaba de oficializar a criação de mais um colegiado em sua estrutura. A partir de agora, os 14 municípios membros da entidade terão suas ações respaldadas pelo Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Cogemas). Segundo o secretário executivo da AMARP – Clóvis Biscaro, a estruturação do colegiado aconteceu no último dia 4 durante uma reunião na sede da Associação. Durante o encontro também foi eleita a nova diretoria do Cogemas, que ficou assim composta: presidente:Beatriz Ribeiro dos Santos (Caçador), vice- presidente: Auzerina Dias de Andrade (Fraiburgo), 1ª secretária: Arlete Torrezan (Caçador) e vice – secretária: Justina Inês Fruet de Lima (Videira). “Com essa oficialização a servidora de Caçador Beatriz Ribeiro dos Santos passa a ser a representante da AMARP para coordenar e disseminar as informações referentes à Assistência Social em nossa região”, disse Biscaro.
A reunião ainda foi marcada por ampla pauta ligada ao tema. Na ocasião foi defino o calendário de encontros do Cogemas durante 2015. Segundo a deliberação as reuniões acontecerão sempre na segunda terça-feira de cada mês, iniciando as 8h30, conforme as seguintes datas e locais: 10/03/ – Caçador, 14/04 – Calmon, 12/05 – Fraiburgo, 09/06 – Pinheiro Preto, 14/07 – Ibian, 11/08 – Arroio Trinta, 09/09 – Matos Costa, 13/10 – Salto Veloso e 10/11- Videira. Os presentes também foram estimulados a participar do Encontro do COEGEMAS da Região Sul ( Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) que será realizado nos dias 26 e 27 de março, no municípios de Balneário Camboriú.
Aos Gestores Municipais da Assistência Social também foi apresentado o calendário para realização das conferências. Até maio deverão ser realizadas as conferências de Assistência Social e da Criança e Adolescente e até julho a Conferência do Idoso.
Sobre o Colegiado:
O Colegiado de Assistência Social tem por finalidade propor aos municípios associados instrumentos de implantação e implementação do SUAS, numa gestão descentralizada e participativa, promovendo serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, de caráter continuado ou eventual. De modo particular o Colegiado baseia-se na Constituição Federal de 1988, onde institui um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremo de uma sociedade fraterna.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa