A Associação de Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP reuniu na sexta-feira (29), cerca de 1.200 professores da Educação Infantil que atuam nos 14 municípios membros da Associação, para o lançamento oficial da Diretriz Curricular da Educação infantil da AMARP. O evento aconteceu no Centro de Eventos de Fraiburgo e foi prestigiado pelo presidente da AMARP – Euzébio Viecelli e pelos prefeitos de Videira – Wilmar Carelli, de Fraiburgo – Ivo Biazollo, de Iomerê – Luciano Paganini e de Matos Costa – Raul Ribas Neto. O secretário executivo da AMARP – Clovis Biscaro e os secretários municipais de educação de toda a região também participaram da solenidade e foram representados pela secretária de Educação, Cultura e Esportes de Fraiburgo – Claudete Gheller Mathias que recebeu o primeiro exemplar do documento que dará origem a uma cartilha. “Este documento vem firmar a importância da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, direcionando o trabalho pedagógico, proporcionando as crianças a possibilidade de construção da sua identidade, de seus valores, conhecimentos e significados desenvolvendo suas habilidades na totalidade”, disse a secretária fraiburguense.
Ainda durante o encontro os professores assistiram uma palestra do professor e doutor da Unicamp – César Nunes, que abordou a reorganização da escola diante do Plano Nacional de Educação (PNE), das Diretrizes Curriculares atuais, dos novos direitos civis e dos novos sujeitos sociais. Nunes provocou momentos de reflexão acerca dos desafios da prática docente e da gestão da escola e da sociedade para construir uma nova escola como direito e formação para a cidadania. Já a consultora educacional e mediadora da construção da Diretriz Curricular da Educação infantil da AMARP – Cláudia Maria da Cruz apresentou a proposta curricular em tópicos para gestores, professores e auxiliares educacionais da educação infantil.
O que é a Diretriz Curricular da Educação infantil da AMARP
Segundo o coordenador do Colegiado da Educação da AMARP- Humberto Luiz Dalpizzol as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs/2009) orientam a formulação de políticas da Educação Infantil, entre elas a construção de um currículo que articule o saber e as experiências das crianças com o patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico. Nesse sentido, buscando fortalecer as ações dos municípios na formulação de sua política da educação infantil, a AMARP iniciou em julho de 2014 a organização de um grupo de trabalho com representações dos 14 municípios pertencentes à sua área geográfica de abrangência.
Este grupo participou de 14 encontros mensais ocorridos de julho de 2014 a novembro de 2015, e nos intervalos de cada encontro seus representantes levaram os mesmos estudos, discussões, reflexões e propostas aos professores e demais profissionais da educação infantil de suas redes de ensino. Como fruto desse trabalho de formação continuada foi, então, constituído o documento denominado Diretriz Curricular da Educação infantil da AMARP. “O objetivo principal desta publicação é oferecer uma direção para a implementação de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos, fortalecendo a construção de uma educação infantil promotora da infância”.
Para a secretária de Educação de Videira – Roberta Martinez, que presidiu o Colegiado de Educação Regional durante a elaboração da Diretriz ao redigir esse documento norteador da Educação Infantil toda a região ganha, pois os municípios poderão uniformizar as práticas e dessa forma tornar o processo de ensino ainda mais especializado, não somente por meio da didática e dos materiais, mas também através do aperfeiçoamento conquistado por meio da troca de experiências nos municípios.
Silvia Palma – Assessora Imprensa AMARP