You are currently viewing Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos tratam de demandas e desafios das áreas em Congresso Estadual

Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos tratam de demandas e desafios das áreas em Congresso Estadual

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Junto ao Congresso de Municípios, está sendo realizado o 12º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais.  Um dos principais eventos da área financeira, contábil e de controle interno do estado de Santa Catarina, traz para o debate assuntos como sugestões para melhoria das áreas e temas relevantes com relação ao ano eleitoral e final de mandato. Conforme explica o Promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio da Moralidade Administrativa do MPSC, Samuel Dal-Farra Naspolini, um dos objetivos do evento é conscientizar os gestores, a respeito da importância fundamental das controladorias na estrutura das prefeituras municipais.  “Viemos aqui hoje para acima de tudo apresentar aos colegas como controladorias bem estruturadas significam um combate efetivo à corrupção e economia de recursos para o município”.

Paulo César Flores, Diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM) também apresentou aos participantes uma alternativa prática para os procedimentos contábeis funcionarem. “Trouxe uma sugestão de cronograma, onde o trabalho inicie imediatamente com a escolha estratégica das pessoas envolvidas nos procedimentos, para que o contador receba a informação, ao invés de ter embate com os setores, cobrando informações”.

Sua ideia é a formação de um comitê municipal, onde uma pessoa de cada área fosse nomeada, para a boa condução dos procedimentos contábeis que são de gestão, e não exclusivamente de contabilidade. O diretor do IGAM ainda elogiou o evento pela participação das pessoas e o acolhimento da organização, a qualidade dos temas e palestrantes que participaram. Rodrigo Guesser, diretor-executivo da FECAM também acrescentou que o encerramento de mandato é um ponto importante que está sendo tratado e necessita do devido cuidado com lançamentos contábeis e condutadas vedadas, para que estas ações não prejudiquem os gestores no final deste ano. 

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa