Nessa quinta-feira (15), o Governo do Estado encaminhou o informativo atualizado da Matriz de Risco com os dados que mostram que a Associação dos municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), continua no nível laranja (grave).
Nenhuma região no nível gravíssimo nas últimas quatro semanas, todas se mantêm fora de situação de risco máximo, sendo que houve um aumento de risco apenas na Serra Catarinense. Nesse momento são 12 regiões no nível grave, (laranja), o que representa 75% das regiões de saúde em situação de risco.
Na matriz de risco dessa semana diminuíram o risco de grave para alto a região do Alto Vale do Itajaí. A dimensão evento sentinela, que considera a mortalidade por Covid-19 como um sinal de alerta no agravamento da situação, está com três regiões no nível gravíssimo, sendo elas as regiões: Carbonífera, Alto Vale do Rio do Peixe e Laguna.
A dimensão de transmissibilidade alerta a partir do aumento de casos na região, sendo que quando há uma tendência de aumento com variação positiva significa que a região está com maior risco. Há quatro regiões no nível gravíssimo: Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Serra Catarinense.
A dimensão de monitoramento considera a captação de casos pelos serviços locais. Ela identifica quando a região diminui a capacidade de identificar casos, ou seja, quando menos casos são investigados, sendo que permanece sem nenhuma região no nível gravíssimo.
A dimensão capacidade de atenção mostra o uso das unidades de terapia intensiva das regiões, que é a principal forma de atenção aos casos graves. 87% das regiões estão na situação moderada, ou seja, de 16 das 14 regiões do Estado estão na melhor classificação possível pela matriz de risco.
De todos os casos suspeitos, em torno de 30% deles foram conformados, sendo que houve um aumento na quantidade de casos ativos de uma semana para outra, passando de 7.293 para 7.440.
A próxima reunião virtual dos prefeitos da Amarp para discutir possíveis novas flexibilizações acontece na próxima quinta-feira (22) a partir das 13:30 horas.