Nessa quarta-feira (09), o Governo do Estado encaminhou o informativo atualizado da Matriz de Risco com os dados que mostram que a Associação dos municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), continua mais uma semana no nível “Gravíssimo” (vermelho).
A nova atualização do mapa de risco mostra que das 16 regiões nessa semana 14 aparecem em nível gravíssimo (vermelho) do mapa.
A única mudança, em relação a semana passada, é a região do Foz do Rio Itajaí que caiu do nível gravíssimo (vermelho) para o grave (laranja). Além dela, a região do Extremo-Oeste também permanece no grave. Não há regiões no nível alto (amarelo) ou moderado (azul).
O mapa traz, ainda, um alerta em relação as taxas de mortalidade e transmissibilidade: todas as regiões do Estado tiveram alta nos dois quesitos, segundo a nova atualização.
No caso da transmissibilidade, o grande número de casos dificulta ações de vigilância e monitoramento. No cenário atual, seria necessário aplicar ações que reduzam o contato das pessoas, como a restrição do funcionamento de atividades, segundo o COES.
Outro quesito que também está em alerta é a ocupação de leitos de UTI. A recomendação, neste caso, é o cancelamento das cirurgias eletivas, colocando todos os leitos disponíveis para o tratamento da doença.
Com a manutenção na classificação de risco da região da Amarp essa semana haverá reunião dos prefeitos, de forma virtual que deve acontecer nessa quinta-feira (10), onde os prefeitos da Amarp devem discutir a posição na Matriz de Risco do Governo do Estado, bem como quais serão as próximas ações a serem colocadas em prática nos municípios da nossa região, bem como possíveis mudanças e flexibilizações da última deliberação da entidade.