Nessa terça-feira (22), foi realizada a última reunião virtual do ano de 2020 da Associação dos municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). O encontro contou com várias prefeitas e prefeitas que discutiram a questão do Coronavírus, bem como outros diversos assuntos e a despedida dos prefeitos e prefeitas que deixam o cargo no próximo dia 31 de dezembro.
Quanto as deliberações frente ao Covid-19 foram acrescidas as deliberações as novas recomendações do Governo do Estado apresentadas através de portaria na última semana.
Dentre elas a deliberação, quanto as atividades esportivas de caráter recreativo que estão proibidas no nível gravíssimo e autorizada nos demais riscos. Já as atividades industriais estão permitidas em todos os níveis de risco.
As casas noturnas estão proibidas de funcionar no nível gravíssimo, bem como os cinemas e teatros que estão autorizados de funcionar no nível gravíssimo com a ocupação de 30% da capacidade. Já os congressos, feiras e exposições estão autorizados com o limite de 30% da capacidade no nível gravíssimo.
Os eventos e competições esportivas organizados pela iniciativa privada, por meio de entidades de administração esportiva ou pela FESPORTE estão permitidos em todos os níveis de risco, observado o caput do art. 8. Do Decreto 1.027. Sem acesso ao público.
Já quanto aos eventos sociais, estão autorizados no nível gravíssimo com o limite de capacidade de 30% do local. As igrejas e templos religiosos também estão autorizados a funcionarem no nível gravíssimo com a capacidade máxima de 30%. Os museus e bibliotecas podem funcionar com a capacidade de até 50% no nível gravíssimo.
A deliberação do estado incluído no documento da Amarp ainda autoriza o funcionamento dos parques aquáticos e águas termais com o limite de até 50% da ocupação em nível gravíssimo. O transporte coletivo está autorizado com a ocupação máxima de até 70% no nível gravíssimo.
Entre as deliberações da Amarp foram autorizados a troca de roupas em vestiários de lojas e similares, seguindo os devidos regramentos signatários, bem como foi autorizado a execução de música ao vivo em bares, lanchonetes e restaurantes com o limite máximo de 30% da capacidade do local.
As prefeitas e os prefeitos tiveram a oportunidade de deixar suas mensagens durante a reunião e todos fizeram coro a efetividade de dois fatores importantes e preponderantes durante a legislatura dos últimos quatros anos, “união e trabalho”.
O presidente da entidade e prefeito de Tangará, Nadir Baú da Silva, destacou que todos os prefeitos sejam os que estão em término de mandato, os que estão saindo e os que continuarão terminam esse mandato de cabeça erguida, com a missão cumprida. “ Foi um ano de muito trabalho e dedicação, todos deram o máximo de si para que a nossa região crescesse sempre unida, zelando sempre pelo bem de cada munícipe. Que todos tenham um futuro exitoso de muito sucesso no próximo período. Boas Festas a todos, e obrigado pela parceria e dedicação de todas as prefeitas e prefeitas e de toda a equipe da Amarp que dedica cada minuto do seu dia para que as coisas aconteçam da melhor forma possível” finalizou o presidente.