O Esgotamento Sanitário será a temática central do II Fórum do Comitê Rio do Peixe. O encontro pretende reunir prefeitos, secretários municipais, profissionais liberais, ambientalistas e estudantes para uma grande discussão no dia 28 de março, no auditório da Unoesc Campus de Videira.
O evento, promovido pelo Comitê Rio do Peixe em conjunto com os cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Engenharia Sanitária Ambiental, buscará articular ações de proteção e gerenciamento dos recursos hídricos em especial os serviços de esgotamento sanitário.
A abertura, marcada para às 14 h, com o professor Luiz Carlos Lückmann, vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade do Oeste de Santa Catarina e presidente do comitê, onde este fará um esbosso da importância da entidade frente às questões de esgoramento sanitário nos municípios pertencentes à Bacia do Vale do Rio do Peixe. Em seguida, o Dr. Luiz Sérgio Philippi, prof. da UFSC , discorrerá sobre Esgotamento Sanitário: concepção, histórico, contextualização, responsabilidade, titularidade, políticas e perspectivas futuras.
Serão discutidos temas como Os impactos ambientais negativos relativos à falta de sistemas de esgotamento sanitário, e impactos positivos devido à implantação desse sistema, e As Tecnologias de tratamento de esgotos aplicáveis à realidade catarinense.
No encerramento, o Comitê do Rio do Peixe pretende elaborar documento com as propostas e encaminhamentos das discussões levantadas no fórum.