Prefeitos dos municípios de Videira, Fraiburgo, Caçador, Pinheiro Preto, Iomerê, Ibiam, Macieira, Rio das Antas, Calmon, Frei Rogério, Arroio Trinta, Salto Veloso, Ponte Alta do Norte, que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe- AMARP – estiveram em Brasília nos dias 27 e 28 de outubro, solicitar recursos dos órgãos do governo federal para obras de infra estrutura na região. A comitiva percorreu diversos ministérios e se reuniu com o Fórum Parlamentar Catarinense. Na agenda, os principais assuntos foram a preservação da memória ferroviária e da história da região do Contestado, com apresentação de projeto que visa a revitalização da estrada de ferro e investimentos em infra estrutura turística para fomentar esta atividade econômica na municípios, o Consórcio Integrado do Contestado que apresentou ao Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Sr. Alexandre Padilha um pedido de máquinas e equipamentos para abertura e manutenção de vias urbanas e rurais, e apresentação do Consórcio de Saúde.
A força-tarefa, encabeçada pelo prefeito de Fraiburgo, Nelmar Pinz, presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), solicitou à Bancada Parlamentar Catarinense que inclua o projeto “Turismo nos Trilhos do Contestado” como emenda parlamentar ao orçamento da União em 2010. O projeto prevê a revitalização da linha férrea entre as cidades de Canoinhas a Piratuba, utilizando as antigas “composições a vapor” (Maria Fumaça e vagões) para a realização de passeios turísticos.
Segundo o presidente da Fundação de Turismo do Vale do Contestado (Conttur), prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, o projeto é um resgate histórico. “Nós vamos re-implantar a antiga Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, no trecho que compreende o Estado de Santa Catarina, com aproximadamente 372 quilômetros de extensão. Com a revitalização iremos promover o turismo local e gerar emprego e renda para as comunidades envolvidas”, comentou o prefeito Saulo Sperotto.
O coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Gervásio Silva, do PSDB, garantiu que o projeto será contemplado pela bancada. “Esse projeto balançou os parlamentares e provavelmente será incluído nas emendas”, afirmou.
CINCO
Os municípios do Alto Vale do Rio do Peixe formaram o Consórcio Integrado do Contestado (Cinco) para facilitar as reivindicações da região junto ao governo federal. A sugestão foi dada pelo Ministro da Secretaria das Relações Institucionais Alexandre Padilha. Agora, organizados, os prefeitos trouxeram uma lista de máquinas e equipamentos necessários para a formação do Parque de Máquinas do Cinco.
O material foi entregue ao ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, e ao secretário de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto. Durante o encontro, os prefeitos pediram a inclusão dos municípios da região no Programa de Aceleração do Governo, PAC – 2010. O ministro Alexandre Padilha recebeu o documento com o pedido e sinalizou que irá dar uma resposta sobre o assunto na segunda semana de novembro, período em que os prefeitos deverão retornar a Brasília para apresentar o projeto de forma mais detalhada ao Ministério das Relações Institucionais.
CONSÓRCIO SAÚDE
Os prefeitos também foram até o Ministério da Saúde saber se o Consórcio tem possibilidade de receber recursos de emendas ou de programas do ministério. A resposta foi positiva. Segundo o prefeito de Arroio Trinta, Cláudio Spricigo, presidente do Consórcio de Saúde da Região, os gestores irão desenvolver projetos para ter acesso a essa verba. Os prefeitos também aproveitaram a visita para fazerem agendas individuais aos demais Ministérios e solicitar aos parlamentares apoio aos projetos que estão tramitando na esfera Federal.