No dia 23 de setembro ocorreu o 1° Seminário de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Norte de Santa Catarina.
O Evento, teve como tema “ÁGUA – ESCASSEZ IMINENTE”, e foi promovido pelos Comitês Timbó e Canoinhas por meio da Univille, hoje Entidade Executiva dos Comitês de Bacias do Norte de Santa Catarina, a partir do financiamento obtido através do Edital Fapesc – Proeventos.
Estiveram presentes compondo a mesa de autoridades o presidente do Comitê Timbó, Inácio Faerber, o vice-presidente do Comitê Canoinhas, Donato João Noernberg, o presidente da Amplanorte (Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense), Lademir Fernando Arcari, o representante da Amarp (Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe), Anderson Luiz Carneiro, o diretor do IFSC, Joel José de Souza, e a vice-reitora da Univille e coordenadora geral da Entidade Executiva, Therezinha Maria Novaes de Oliveira. Os integrantes da mesa fizeram uma breve explanação, destacando a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos e o papel das instituições na busca por soluções frente à crise hídrica que afeta diversas regiões do Brasil e do mundo.
A programação do evento contou com o lançamento da cartilha “A Voz dos Rios” de autoria de Berenice Rocha Zabbot Garcia e Alcione Pauli. O material didático tem como objetivo promover a conscientização do público infantil sobre a importância dos recursos hídricos e sua preservação, evidenciando o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Na sequência, o Dr. Juliano Rodrigues Gimenez, Diretor do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) e docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS), apresentou a palestra “Recursos Hídricos, Saneamento e Saúde: Desafios Contemporâneos”, destacando a conexão direta entre este tema e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele destacou a importância de uma gestão eficiente do saneamento básico e dos recursos hídricos para assegurar a saúde e o bem-estar da população, de acordo com as metas globais de sustentabilidade. Após a explanação, o público participou com questionamentos e experiências sobre o assunto promovendo um interessante debate.
Por fim, foram apresentados os projetos de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidos pelos Comitês Timbó e Canoinhas destacando a importância da realização de projetos e ações que visem a sensibilização ambiental da população.

