You are currently viewing 1º Seminário de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Norte de Santa Catarina.

1º Seminário de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Norte de Santa Catarina.

No dia 23 de setembro ocorreu o 1° Seminário de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Norte de Santa Catarina.

O Evento, teve como tema “ÁGUA – ESCASSEZ IMINENTE”, e foi promovido pelos Comitês Timbó e Canoinhas por meio da Univille, hoje Entidade Executiva dos Comitês de Bacias do Norte de Santa Catarina, a partir do financiamento obtido através do Edital Fapesc – Proeventos.

Estiveram presentes compondo a mesa de autoridades o presidente do Comitê Timbó, Inácio Faerber, o vice-presidente do Comitê Canoinhas, Donato João Noernberg, o presidente da Amplanorte (Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense), Lademir Fernando Arcari, o representante da Amarp (Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe), Anderson Luiz Carneiro, o diretor do IFSC, Joel José de Souza, e a vice-reitora da Univille e coordenadora geral da Entidade Executiva, Therezinha Maria Novaes de Oliveira. Os integrantes da mesa fizeram uma breve explanação, destacando a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos e o papel das instituições na busca por soluções frente à crise hídrica que afeta diversas regiões do Brasil e do mundo.

A programação do evento contou com o lançamento da cartilha “A Voz dos Rios” de autoria de Berenice Rocha Zabbot Garcia e Alcione Pauli. O material didático tem como objetivo promover a conscientização do público infantil sobre a importância dos recursos hídricos e sua preservação, evidenciando o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Na sequência, o Dr. Juliano Rodrigues Gimenez, Diretor do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) e docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS), apresentou a palestra “Recursos Hídricos, Saneamento e Saúde: Desafios Contemporâneos”, destacando a conexão direta entre este tema e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele destacou a importância de uma gestão eficiente do saneamento básico e dos recursos hídricos para assegurar a saúde e o bem-estar da população, de acordo com as metas globais de sustentabilidade. Após a explanação, o público participou com questionamentos e experiências sobre o assunto promovendo um interessante debate.

Por fim, foram apresentados os projetos de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidos pelos Comitês Timbó e Canoinhas destacando a importância da realização de projetos e ações que visem a sensibilização ambiental da população.