O Brasil vai sediar, de 25 a 27 de julho em Florianópolis (SC), o III Congresso Latino-americano de Cidades e Governos Locais. O evento é uma realização conjunta entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma). Com o tema “Experiênciamérica, a inclusão social e a cooperação: uma mostra de soluções locais”, o congresso visa promover a interação entre os municípios latino-americanos, com foco no modelo de associativismo brasileiro. A CNM trouxe ao Brasil a oportunidade para as autoridades dos governos locais brasileiros de interagir com os outros países da América Latina e de conhecer novas tendências na gestão municipal. A CNM é vice-presidente da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e, na figura do Presidente Paulo Ziulkoski, convida prefeituras e entidades municipalistas brasileiras para a participação desta realização.
Flacma – A Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) é uma organização internacional, de direito privado, sem fins lucrativos, com finalidade social e pública. O trabalho que desenvolve busca o fortalecimento dos governos locais e o estabelecimento de vínculos de cooperação, com instituições que trabalham pela promoção do desenvolvimento e da democracia local.
CNM – A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma entidade municipalista com 26 anos de existência. Foi constituída a partir da iniciativa de dirigentes de federações e associações estaduais e microrregionais de municípios do Brasil, os quais representa em âmbito nacional. É responsável pela defesa dos interesses institucionais das municipalidades e pelo seu fortalecimento. A abrangência de todo o território nacional confere à CNM legitimidade para se manifestar em defesa dos interesses gerais dos 5.562 municípios brasileiros.
FONTE: AGÊNCIA CNM