A Gerência de Planejamento e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira, 18, um curso de capacitação dirigido aos gerentes regionais, coordenadores das CIR, apoiadores do COSEMS e profissionais do setor com o objetivo de definir critérios para a composição das Regiões de Saúde. O evento ocorreu no Hotel Castelmar, em Florianópolis, e contou com a participação do secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande.
Durante o evento foram apresentados e discutidos novos critérios para a definição do Plano Diretor de Regionalização (PDR). "Atualmente, a SES (SES) possui um PDR aprovado em 2008. Porém, após a publicação do Decreto nº 7.508/2011, se faz necessário uma nova discussão sobre o assunto", explica Ângela Blatt, gerente de Planejamento do SUS. De acordo com ela, Santa Catarina possui hoje 21 regiões de saúde, nove macrorregiões e 16 Comissões Intergestores Regional (CIR).
Durante o curso os profissionais da área também discutiram critérios propostos para os setores de atenção básica, urgência e emergência, média e alta complexidade, assistência hospitalar, atenção psicossocial, vigilância em saúde e assistência farmacêutica.
Da região de saúde de Videira estiveram presentes no evento a Presidente da Comissão Intergestores Regional/CIR senhora Nilce Pinz Secretária de Saúde de Fraiburgo, Wilmar Comby Gerente Regional de Saúde da GERSA/Videira e Beatriz Maria Perotto Preto Diretora Executiva do Cis/AMARP.