Representantes dos 14 municípios pertencentes a Associação dos Municípios do Alto vale do Rio do Peixe (AMARP) participaram nesta quinta-feira (12) do Seminário Regional: Defesa Civil, a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro. O presidente da AMARP e prefeito de Macieira Emerson Zanella e o secretário executivo da Associação, Clovis Biscaro participaram da solenidade de abertura que também contou com a presença de prefeitos, coordenadores municipais de defesa civil, Bombeiros, Polícia Militar e do secretário Estadual da Defesa Civil, Milton Hobus, que fez uma palestra. “Reuniões como esta são de extrema importância para que nossos municípios estejam preparados para o enfrentamento dos desastres e principalmente para agir de forma preventiva afim de evitá-los”, disse o presidente da AMARP.
Além de Videira, outras onze cidades estão recebendo o Seminário. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Psicologia, Direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.
No encontro foram abordados procedimentos administrativos e jurídicos para que gestores e cidadãos saibam como solicitar ajuda e quais as fontes de recursos disponíveis. Além disso, cada município recebeu um kit composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também foi entregue uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa AMARP