Os membros da Comissão Intergestores Regional (CIR), que é composta pelos gerentes de saúde das SDRs Videira, Caçador e Curitibanos e pelos secretários dos municípios que compõem essas regiões participaram na última sexta-feira (11) de mais uma reunião ordinária. O encontro aconteceu no auditório da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), em Videira, e discutiu uma ampla pauta de assuntos pertinentes ao setor da saúde regional.
Entre os assuntos abordados estiveram as Medidas Provisórias nº 190,191 e 192, do Governo de Santa Catarina, que tratam do setor saúde; o repasse de recursos do Estado aos Consórcios de Saúde e ainda a implantação da Policlínica Regional de Especialidades em Caçador e a sua forma de manutenção e custeio. Além disso, a Comissão Integração Ensino-Serviço (CIES) repassou informações sobre a licitação para a contratação de instituição formadora para ministrar os cursos de Controle, Avaliação e Auditoria e Saúde Mental para Trabalhadores da Atenção Básica. Os recursos para a efetivação destes cursos já foram creditados a região pelo Fundo Estadual de Saúde.
Outro assunto debatido durante o encontro foi o acesso dos pacientes aos serviços de média e alta complexidade e as dificuldades que encontram. “Esses encontros são importantes porque resolvemos de forma ampla assuntos burocráticos de interesse comum de todos os nossos municípios e também abordamos questões práticas, trocamos experiências e absorvemos bons exemplos praticados no setor de saúde da nossa região”, apontou Beatriz Maria Perotto Preto, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde-CIS/AMARP e que também presta Apoio Administrativo à Comissão Intergestores Regional-CIR/Saúde.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa