O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amarp) e o Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS) de Videira fizeram uma parceria para realizar um mutirão de cirurgias de catarata entre os últimos dias 18 a 22. Foram realizadas 113 consultas, 91 exames oftalmológicos e 91 cirurgias de catarata/Facectomia com implante de lente intra-ocular.
Os 13 municípios consorciados ao CIS-Amarp puderam encaminhar seus pacientes, que estavam numa lista de espera para realizar a cirurgia pelo SUS, alguns há mais de um ano. O HSDS fechou parceria com médico oftalmologista que realizou as consultas e exames de biometria ultrassônica pelo CIS-Amarp e a cirurgia de catarata através da Emissão de Autorização de Procedimento de Alto Custo (Apac) do SUS.
Alguns pacientes não puderam realizar a operação pois apresentavam alto risco cirúrgico. Alguns foram encaminhados para outros serviços e um paciente foi encaminhado para transplante de córnea. Como na região ainda existem pacientes em lista de espera um novo mutirão de cirurgias de catarata está programado para acontecer em junho.
Segundo a coordenadora do CIS-Amarp, Beatriz Maria Perotto Preto, a Secretaria de Saúde de Videira, através do titular da pasta, Sandro Caregnato, foi decisiva nas negociações para a efetivação deste projeto que visa dar maior qualidade de vida aos pacientes com a devolução da visão.
O que é Catarata?
A catarata decorre da opacificação do cristalino, dificultando a chegada da luza retina, onde se forma a imagem. A doença é mais comum após os 60 anos, embora possa ocorrer em pessoas mais jovens. Depois de formada a catarata, a sua remoção cirúrgica seguida do implante de uma lente intra-ocular é a melhor maneira de se restaurar a boa visão. Não há medicamentos ou óculos que curem ou retardem a catarata.
A cirurgia
Após aplicação da anestesia e de leve sedação é feita uma pequena incisão de cerca de 2,5 milímetros na parte da frente do olho. Em seguida, é inserida uma micro sonda de ultra-som na casula que envolve o cristalino opaco. O cirurgião implanta uma lente intra-ocular em substituição ao cristalino opaco. Na maioria dos casos não são necessários pontos.
Geralmente, após breve recuperação cirúrgica, o paciente recebe alta e vai para casa onde poderá recuperar-se mais rapidamente. O retorno gradativo da visão inicia-se dentro de 24 horas conforme o organismo do paciente. Em alguns casos a visão começa a ficar nítida logo após a cirurgia.
Em poucos dias o paciente retorna às atividades do dia-a-dia de acordo com as instruções do cirurgião. A possibilidade de complicações, existente em toda cirurgia, é bastante remota na moderna cirurgia de catarata.
MUNICÍPIOS BENEFICIADOS
Arroio Trinta
Caçador
Fraiburgo
Iomerê
Macieira
Pinheiro Preto
Rio das Antas
Videira