O encontro para a revitalização do Fórum Regional pelo fim da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil foi realizado na sexta-feira, dia 20, no auditório da Amarp, em Videira. O evento teve a participação dos municípios da Amarp e da Amurc.
O encontro teve a presença da diretora-presidente do Fórum Catarinense, assistente social Cláudia Regina Rodrigues. Ela apresentou dados da violência e exploração sexual infanto juvenil nos municípios que compõem o Fórum Regional Meio-Oeste Norte.
O Fórum Catarinense possui coordenações regionais, distribuídas de acordo com a organização microrregional da Fecam, ou seja, 21 coordenações. Ele prevê 293 coordenações municipais, o que segundo a presidente do Fórum ainda é um desafio pois muitos municípios não possuem esta militância local no enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.
No evento, ficou definido um grupo gestor na região que terá como objetivo a coordenação do Fórum Regional e um acompanhamento das ações nos municípios e na região. Isto culminará com o desenvolvimento de um seminário no dia 24 de setembro "Dia Estadual de Mobilização Pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto Juvenil".
Estiveram presentes no Encontro representante do Ministério Público (MP), Conselho Tutelar, hospital, Apae, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Legislativo, escola de pais, executores da política de assistência social CRAS e CREAS.
No dia 17 de junho o grupo Gestor, formado por Katiane Moraes, de Videira, Andréia Almeida, de Salto Veloso, Ana Cristina Santos, de Curitibanos, Marilene Chaves e Sabrina Farias, de Caçador, estará reunido para definir e acompanhar as ações regionais.