A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde foi instituída pelo Ministério da Saúde através da portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Através desta Portaria foram definidas novas diretrizes e estratégias para a Educação Permanente em Saúde, considerando as especificidades regionais.
Nas regiões foram criadas as Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES), instâncias de discussão e pactuação permanente.
A CIES Regional do Alto Vale do Rio do Peixe, da qual fazem parte 19 municípios da região de Saúde de Videira, esteve reunida (14/02) em Fraiburgo, com o objetivo de formatar a CAPACITAÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA TRABALHADORES DA ATENÇÃO BÁSICA e a ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLE, AVALIAÇÃO E AUDITORIA EM SAÚDE, que acontecerão na região.
A Capacitação em Saúde Mental para trabalhadores da Atenção Básica acontecerá em 03 Pólos (Caçador, Curitibanos e Videira), com carga horária de 48 horas. Já a Especialização em Controle, Avaliação e Auditoria terá duração de 360 horas.
Os recursos financeiros são do Ministério da Saúde, existindo ainda, em algumas capacitações, contrapartida dos municípios, além de custeio com transporte e alimentação, sendo que o Público Alvo são trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde dos 19 municípios.