AMARP em parceria com a FECAM, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e o Ministério Público, realizaram nos dias 03 e 04 de dezembro o Seminário Regional para Novos Gestores Municipais 2013 – 2016.
Participaram do evento Prefeitos, Vice-Prefeitos e seus convidados da área Administrativa, Contábil, Jurídica e outros setores importantes das Administrações Municipais. A abertura do Seminário foi feita pelo Presidente da AMARP, Exmo Senhor Darcy Batista Bendlin, Prefeito de Matos Costa e pelo Prefeito anfitrião Wilmar Carelli. A AMARP apresentou aos participantes o novo DVD Institucional da AMARP fazendo a apresentação de todas as atividades desenvolvidas pela Associação em prol de seus municípios.
A primeira palestra foi feita pelo Auditor do Tribunal de Contas do Estado Senhor Kliver Schimidt, Diretor Geral da DMU, que apresentou aos novos Gestores o sistema de análise das Contas dos Municípios ou as Prestações de Contas Consolidadas dos Prefeitos. Comentou que até 2011 quatro itens eram vistoriados para aprovação ou rejeição das contas, a partir de 2012, são em torno de 15 itens. Outra novidade é que nas Auditorias a serem feitas pelo TCE haverá também a análise das receitas, como que os Prefeitos estão atuando para aumentar as arrecadações e não praticarem a renúncia de Receita. A AMARP já saiu na frente e patrocinou aos seus municípios a elaboração do Diagnóstico Tributário de cada Município, para que a partir de janeiro já se iniciam a tomada de providências.
A segunda palestra foi feita a apresentação da FECAM e Coligadas – EGEM – ARIS – CIGA e Rede Municipalista. Nas palestras da FECAM, foi comentado da importância das Associações de Municípios no atendimento aos seus Municípios membros. As Associações são o suporte dos municípios e a FECAM é o suporte das Associações.
A terceira palestra foi feita pelo Promotor Dr. Guilherme Luis Lutz Morelli; representando o Ministério Público do Estado de Santas Catarina, que na sua palestra comentou sobre o que é o Ministério Público, Princípios Institucionais, legislação do MP, Organização do MP. Princípios da Administração Pública, Probidade Administrativa, Improbidade, Direitos Políticos e outros Atos administrativos.
Arquivos