Representantes dos Comitês Diretores Municipais dos Resíduos Sólidos dos 14 municípios da AMARP , além dos 14 prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios membros da Associação, conheceram de forma preliminar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que está sendo elaborado em todos os municípios associados. A apresentação foi feita pelo representante da Empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria S/S LTDA – Enéias de Oliveira César.
A instituição do PGIRS atende a Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O documento planeja metas para um período de 20 anos com o objetivo de minimizar os problemas da área ambiental e da saúde pública, beneficiando, assim, a qualidade de vida da população e assegurando o recebimento de recursos. Na região a elaboração do PMGIRS foi coordenada pela AMARP , por meio do engenheiro civil Flávio de Oliveira e por um convênio com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável que financiou a iniciativa.
A elaboração dos Planos iniciou em janeiro deste ano e foi marcada por uma série de reuniões de mobilização da comunidade por meio de audiências públicas, oficinas técnicas, planejamento, diagnóstico sobre iniciativas relevantes, carências e deficiências, além de ações que deverão ser adotadas. Segundo os dados levantados para a elaboração do PMGIRS,em 2013, os 14 municípios da AMARP, produziram 96 toneladas de lixo por dia, somando 35 mil toneladas/ano. A projeção é que daqui 20 anos, em 2033, haja um acréscimo de 30% nesses números, chegando a 50 mil toneladas/ano, por isso, a necessidade de planejar a destinação correta desses resíduos é de extrema importância. O Plano final deve ser entregue oficialmente aos prefeitos no mês de novembro.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa