A Educação Integral foi o tema principal de uma importante reunião realizada pelo Colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), na terça-feira (28). O evento aconteceu no auditório da Associação e foi aberto pelo secretário executivo Clóvis Biscaro que enalteceu a ampla participação de cerca de 50 pessoas entre secretários municipais de Educação, assistentes sociais, psicólogos, membros dos Conselhos de Direitos da Criança e Adolescentes, professores e diretores de escolas públicas e conselheiros de Assistência Social dos 14 municípios que compõem a AMARP.
A reunião foi comandada pelo coordenador do Colegiado de Educação da AMARP – Humberto Dalpizzol que proferiu a palestra sobre o tema Educação Integral, instigando os convidados a refletirem sobre o assunto na atualidade e suas perspectivas. As ONGs e os desafios da educação Integral,assim como que cidadão a rede de educação quer formar e quais são as metodologias desenvolvidas, também estiveram em debate. “Discutimos muito sobre o trabalho das Organizações Não Governamentais no país e a parceria entre elas e as escolas e também tivemos momentos de reflexões sobre o tema proposto com a apresentação do vídeo – As ONGs e os desafios de Educação Integral”, diz Dalpizzol.
Segundo ele, durante a reunião também aconteceu a apresentação do Prêmio Itaú-Unicef – centrado no desenvolvimento integral da criança e adolescente. O encontro foi finalizado com vários relatos das experiências de escolas da região que aderiram ao programa Mais Educação do Governo Federal. “ O encontro foi extremamente proveitoso, por que o tema Educação Integral ainda não está claro para grande parte das pessoas, sejam elas integrantes das redes escolares, da sociedade civil e principalmente das famílias das crianças e adolescentes que frequentam a escola pública no Brasil. Percebemos que existem colaboradores, mas esta participação ainda é tímida, por isso, precisamos de mais ações como estas nos municípios, na mídia e nas escolas”, concluiu Dalpizzol destacando que os participantes saíram motivados e esperançosos com o que viram, ouviram e compartilharam.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa