A Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) realizou nesta quinta-feira (11), em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da região (Cogemas), uma capacitação para mais de 80 Conselheiros de Assistência que atuam nos 14 municípios de abrangência da AMARP. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e foi coordenado pela assistente social da FECAM – Janice Merisio.
Segundo ela, a capacitação aconteceu com a intenção de oferecer subsídios aos conselheiros para compreenderem de forma mais clara e dinâmica a estrutura do Sistema Único de Assistência Social, poder discutir e aprofundar a competência dos conselheiros junto aos municípios, e de que forma eles podem colaborar para que essas políticas sejam implementadas e efetivadas nos municípios. Durante todo o dia, os conselheiros conheceram as concepções sobre a política e o sistema e participaram de uma dinâmica para o levantamento das facilidades e dificuldades que os municípios enfrentam, bem como superar os obstáculos junto aos municípios. “Os conselheiros representam as demandas e necessidades da população, por isso, sabendo como os serviços devem ser ofertados, eles poderão acompanhar e auxiliar em sua implantação e otimização nos municípios”, complementou Janice.
Cláudia Dalazzen, presidente do Cogemas explica que a capacitação foi uma solicitação dos municípios. Segundo ela, o controle social precisa estar atualizado com as mudanças e como instância fiscalizadora, os conselheiros precisam saber como agir dentro de determinadas situações. “Essas situações causam dúvidas comuns, já que os conselheiros são representantes de vários segmentos da comunidade e muitas vezes não estão ligados diretamente à área social. No entanto, neste evento eles puderam sanar duvidas com profissionais capacitados e isso deve refletir positivamente no desempenho deles em nossos municípios”.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa