You are currently viewing Implantação do Projeto: Transformando Escolas

Implantação do Projeto: Transformando Escolas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Assinado nesta terça-feira dia 21 de fevereiro, Convênio de Cooperação entre os Municípios da AMARP e o Centro Iberoamericano de Neurociências, Educação e Desenvolvimento Humano – Cerebrum, cuja sede se localiza em Lima-Peru, instituição pioneira na difusão e formação, investigação e aplicação da neurociência educacional, com presença ativa em suas filiais no Brasil, Chile e Colômbia. O convênio tem vigência de um ano e visa a implantação em todos os 14 municípios da região da AMARP, o projeto Transformando Escolas, um novo olhar para a primeira infância. Este projeto vem fomentar a Diretriz Curricular para Educação Infantil da AMARP, trazendo as principais contribuições da neurociência educacional a todos os profissionais da educação que trabalham em prol do desenvolvimento das nossas crianças em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Toda a metodologia e tecnologia será repassada aos professores e profissionais da educação pelo Instituto Cerebrum Brasil, sob a coordenação de sua gerente geral e diretora acadêmica Eleonor Campos Beuttemmüller; inicialmente em dois seminários regionais: o primeiro acontece no município de Salto Veloso, nos dias 03,04 e 05 de abril, com a participação dos municípios de Salto Veloso, Arroio Trinta, Macieira, Iomerê, Pinheiro Preto e Ibiam. O segundo, no município de Fraiburgo nos dias 06, 07 e 08 de abril, onde participam os municípios: Fraiburgo, Videira, Caçador, Rio das Antas, Calmon, Matos Costa, Timbó Grande e Lebon Régis. Os dois seminários abrangerão um público estimado de 1.200 professores, servidores,profissionais de educação e pais de alunos que são atendidos nos municípios na faixa etária de 06 meses a oito anos.

O Instituto atuará com uma equipe de 06 profissionais, tendo  como mentora a professora Anna Lúcia Campos –  Diretora Científica de Cerebrum- Assessora e consultora internacional, educadora com experiência em educação inicial, fundamental e superior. Mestre em Neurociências, Mestre em Psicobiologia e Neurociência Cognitiva. Estudos de doutorado em Ciências da Educação. Autora de diferentes artigos publicados para pais e mestres, de guias pedagógicos; autora do livro Primeira Infância: um olhar desde a Neuroeducação, publicado pela OEA em 3 idiomas.Recebeu menção honrosa em “Who’swho in the World” (Quem é quem no mundo), Membro do Conselho de Assessores da Sociedade Internacional Mente, Cérebro e Educação dos Estados Unidos.

Além dos seminários iniciais o convênio abrange uma formação online de três meses, através da plataforma do Instituto Cerebrum, para professores multiplicadores que irão apropriar-se da metodologia que será aplicada nas escolas. O projeto compreende também, uma etapa de aplicação que envolve a administração de um pré-teste na rede municipal de ensino para verificar a eficácia e eficiência dos alunos em relação à apropriação dos saberes escolares, e, depois de quatro meses da implantação do Projeto Transformando Escolas, um segundo teste será aplicado para aferição e comprovação dos resultados.

Este convênio é uma iniciativa e fruto da caminhada do trabalho em conjunto do Colegiado de Educação da AMARP, parceria que possibilita a todos os municípios, grandes ou pequenos o acesso a informação, formação continuada  dos professores, trazendo para região um dos melhores e mais avançados  estudos mundial no campo da neurociência educacional.