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Congresso Educação AMARP

AMARP Promove II Congresso Internacional de Neuroeducação e Primeira Infância

A AMARP, através do Colegiado de Educação, reuniu nos dias 16 e 17 de julho no Município de Caçador, e nos dias 18 e 19 de julho no Município de Videira, mais de 1.200, professores e profissionais da educação para o II Congresso Internacional de Neuroeducação e Primeira Infância, com o objetivo de formar e capacitar para a qualidade e estimulação adequada do cérebro na educação infantil dos 15 municípios que integram a Associação.

 

Este congresso integra o projeto Transformando Escolas, uma parceria do Colegiado de Educação da AMARP e do Centro Ibero-americano de Neurociências, Educação e Desenvolvimento Humano – CEREBRUM, uma corporação educativa com presença direta no Chile, Peru, Brasil e Colômbia.

O Projeto Transformando Escolas na região da AMARP já ocorreu em três momentos:

O primeiro momento foi a sensibilização onde por meio de 02 (dois) Seminários no ano de 2017 com um público aproximado de 1.200 professores, pais e comunidade regional foi obtido maior conhecimento sobre a neurociência educacional e primeira infância.

O segundo momento envolveu formações científicas presenciais e a distância aos professores de 14 municípios da AMARP que atuam com o público da primeira infância. As formações englobaram temas como: Neurodesenvolvimento e primeira infância, sistemas sensoriais e motor, dimensões cognitiva, social, emocional e moral na infância, desenvolvimento e aprendizagem de habilidades linguísticas e matemáticas e condições básicas para a educação e atenção integral nos primeiros anos de vida.

O terceiro momento caracterizado como etapa de aplicação, ainda está ocorrendo, onde alguns professores da região foram selecionados e por meio de intervenções educativas estão desenvolvendo diferentes atividades, estratégias e jogos embasados nos conhecimentos científicos adquiridos nas formações e que são aplicados semanalmente nas turmas em sala de aula.

O Projeto Transformando Escolas vem ajudando muito os professores a  compreenderem a importância da neurociência educacional, do cérebro humano e dos processos neurobiológicos que subjazem a aprendizagem, e com certeza o Projeto não para por aqui teremos muito mais avanços pela frente que trarão muitos resultados positivos para a educação regional. Foi um grandioso passo para toda região da AMARP apresentar nestes dois dias de Congresso palestrantes de renome nacional e internacional na área de neurociência e educação, todos que prestigiaram o evento saíram motivados a continuar neste incrível caminho chamado: NEUROEDUCAÇÃO.