A Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) realizou no último dia 17, no Salão Nobre da Unoesc, a primeira edição do Fórum de Inovação da Amarp, evento que contou com a presença de prefeitos e profissionais ligados à educação e à inovação.
A programação contou com a palestra com o tema “Inovação no Setor Público”, ministrada por Marcelo Fett, diretor da empresa Softplan, que enalteceu a questão do conhecimento como o novo petróleo do século XXI. “O objetivo foi trazer conhecimento e propor ações em cima de cases bem sucedidos, afim de fomentar a mudança do eixo econômico dos municípios de uma economia intensiva em mão de obra e capital, para uma economia intensiva em conhecimento e inovação”, explica.
O evento contou ainda com a participação do secretário de Educação de Videira, Luiz Felipe Zanella, que falou sobre a integração para o desenvolvimento regional. Durante a palestra, ele abordou a educação como fonte transformadora e falou sobre como ela pode se tornar um real pilar de desenvolvimento. “A partir disso, é possível contribuir com a inovação, fornecendo subsídios que promovam o desenvolvimento local e regional”. Na sequência, foi feita a apresentação do painel “Ecossistema de inovação regional: apresentação dos cases de Caçador, Fraiburgo e Videira”.
O presidente da Amarp e prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, enalteceu que esse é um passo importante nesse processo de desenvolvimento da região e frisa que os municípios precisam se unir em prol desse avanço, especialmente com a participação da Amarp, que atua no atendimento dos interesses dos municípios associados. “Juntos podemos fazer com que a nossa região esteja inserida cada vez mais neste processo, fortalecendo o ecossistema da inovação. A inovação já tomou conta do mundo que vivemos e não podemos resistir a isso. Dessa maneira, precisamos avançar, para irmos cada vez mais longe”, completa.