A Matriz de Risco do Governo do Estado que traz o retrato do Coronavírus nas regiões catarinenses, mostrou nessa semana que a nossa região da Amarp continua no risco “Gravíssimo” (vermelho). O novo mapa foi disponibilizado nessa quarta-feira (02), pela Secretaria de Estado da Saúde.
O estado conta com 15 das 16 regiões em estado gravíssimo (vermelho) no mapa de risco para Covid-19, segundo a atualização divulgada nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde. Agora, apenas o Extremo-Oeste segue em nível grave (laranja).
Da semana passada para essa semana subiram de nível as regiões do Alto Uruguai Catarinense e Foz do Rio Itajaí. A taxa de transmissibilidade apresenta-se como gravíssima em 14 regiões.
De acordo com a última matriz de risco apenas as regiões do Planalto Norte e Extremo-Oeste não tiveram aumento no número de óbitos. Uma das grandes preocupações é a capacidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nas mais diversas regiões de Santa Catarina.
A região da Amarp segundo o último boletim divulgado na quarta-feira (02), conta atualmente com 6.726 casos confirmados e 92 óbitos nos 15 municípios que fazem parte da entidade.
O Governo do Estado em reunião com a Federação dos Municípios (Fecam), definiu por um toque de recolher a partir das 23 horas como outros estados já vem adotando. A medida é válida por 15 dias.
As recomendações divulgadas na última semana continuam valendo para os próximos sete dias, quando os prefeitos devem se reunir novamente para discutir a manutenção ou nova posição da região na Matriz de Risco do Governo do Estado.