Nessa quarta-feira (13), o Governo do Estado encaminhou o informativo atualizado da Matriz de Risco com os dados que mostram que a Associação dos municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), continua mais uma semana no nível “Gravíssimo” (vermelho).
A nova atualização do mapa de risco mostra que das 16 regiões nessa semana 13 aparecem em nível gravíssimo (vermelho) do mapa e três estão no nível grave (laranja).
As regiões do Alto Vale do Itajaí, Carbonífera e Grande Florianópolis estão em nível grave, um abaixo na escala implantada pelo Governo do Estado para sinalizar a situação em cada região catarinense.
Além disso, as regiões do Alto Uruguai Catarinense, Extremo Oeste, Extremo Sul, Laguna e Serra Catarinense subiram na escala, e agora estão no nível gravíssimo.
A Matriz de Risco Potencial passou a considerar a taxa de ocupação de leitos UTI Adulto reservados para Covid-19 no seu cálculo, na dimensão que acompanha a Capacidade de Atenção. A maioria das regiões tem a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) reservados para atenção dessa doença superior a 70%. Ainda há registro de muitos óbitos por conta da doença no início de 2021.
Com a manutenção na classificação de risco da região da Amarp na próxima quinta-feira (21), haverá uma reunião com os novos prefeitos da Amarp, que devem discutir a posição na Matriz de Risco do Governo do Estado, bem como quais serão as próximas ações a serem colocadas em prática nos municípios da nossa região, bem como possíveis mudanças e flexibilizações da última deliberação da entidade.