Iª Conferência Regional de Saúde Mental Intersetorial em Iomerê

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL-INTERSETORIAL prevê a realização das etapas Municipais ou Regionais, Estadual e Nacional.

Nos termos da Resolução nº. 433, de 14 de janeiro de 2010, do Conselho Nacional de Saúde, a IV Conferência nacional de Saúde Mental-Intersetorial terá como tema central: "SAÚDE MENTAL DIREITO E COMPROMISSO DE TODOS: CONSOLIDAR AVANÇOS E ENFRENTAR DESAFIOS".

A Região de Videira através das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Caçador e Videira, do Colegiado de Gestão Regional dos Secretários Municipais de Saúde da AMARP, que integra os municípios de: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará e Videira, reuniram-se para discutir, propor e estabelecer diretrizes para esta área tão importante que é a saúde mental.

O que é a Reforma Psiquiátrica? É a ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, que garante o acesso da população aos serviços e o respeito a seus direitos e liberdade. Significa a mudança do modelo de tratamento: no lugar do isolamento, o convívio com a família e a comunidade. O atendimento é feito em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Residências Terapêuticas, Ambulatórios, Hospitais Gerais. Centros de Convivência. As internações, quando necessárias, são feitas em hospitais gerais ou nos CAPS/24 horas. Os hospitais psiquiátricos de grande porte vão sendo progressivamente substituídos.

O Coral do CAPS II de Caçador que é composto por usuários dos municípios da região, fez uma apresentação que emocionou a todos os presentes.

Os palestrantes foram a psicóloga Valdicléia Ferreira, de Caçador, o psiquiatra Dr. Marcos Henning, de Caçador e o psicólogo Álvaro Luiz de Aguiar professor da FURB de Blumenau, que foram brilhantes em suas apresentações.

No final da Conferência foram apresentadas e aprovadas propostas para a Região e que serão encaminhadas para a Coordenação Estadual da Conferência Estadual e que irão compor o documento do Estado de Santa Catarina para a Etapa Nacional.

Participaram da Conferência 118 pessoas.